
Ricardo Rocha é um bom central e uma mais valia para a equipa do Benfica. É voluntarioso e destemido. Corta bem as linhas de passe e é exímio a fazer as dobras ao outro central. Joga simples e não hesita em atirar um balão seja lá para onde for se suspeitar que determinada bola na área poderá cair nos pés do avançado adversário. Não sendo tecnicamente dotado, a sua vontade e velocidade acima da média (para central) superam muitas vezes as dificuldades que lhe surgem. Sobe algumas vezes quando é preciso levar a equipa para a frente e o meio campo está sem soluções. Há quem diga que é jogador de selecção nacional. Eu não iria tão longe e a seguir passo a dizer porquê.
RR enferma de má formação desportiva. Como se costuma dizer, perde a cabeça facilmente. É quezilento, duro e (demasiado) maldoso em lances divididos. As suas performances desportivas costumas ser também caracterizadas por uma (como direi isto?) certa falta de inteligência, que se manifesta na forma extemporânea como se faz a muitos e muitos lances. RR é um mestre de ir à queima. Sendo certo que se muitas vezes acerta na bola e a rouba ao adversário, noutras, principalmente na televisão, ele torna-se uma mancha vermelha e branca que passa rápida e desaparece da imagem enquanto a câmara continua a seguir o avançado que passou por ele e, isolado, se prepara para rematar à baliza de Quim ou Moreira.
No jogo com a Juventus, RR fez a segunda parte do lado esquerdo da defesa, numa adaptação já conhecida de há duas épocas atrás com Camacho. A previsão é de que jogará amanhã de novo na esquerda da defesa do Benfica. Leo continua indisponível, é certo, mas, estando Dos Santos apto, é difícil compreender a opção de Koeman. No sábado passado os meus piores receios materializaram-se naquela segunda parte. Lá estavam os nãosaudosos carrinho selvagens, as três faltas cometidas consecutivamente sobre o mesmo jogador que lhe valeram o amarelo e os inevitáveis encostos e picardias por causa da dureza com que foi obrigado a jogar por não ter pernas para a função de lateral. A culpa não será de RR, já que ele joga onde o mandarem jogar. Faz o melhor que pode. Mas que me parece um erro, parece sim senhor. Afinal este não é um plantel tão curto assim. Dos Santos é um bom jogador, como o provou na época passada.
Esperemos por amanhã para ver se há algo de novo na prestação de RR.
Sem comentários:
Enviar um comentário