
O ano de 2005 chega ao fim, e é agora o tempo de fazer um breve resumo do que significou desportivamente este ano para o Benfica.
Um ano que fica claramente marcado pela conquista do título de Campeão Nacional, 11 anos depois da última vez.
Na Liga o Benfica foi o 1º, o campeão. Na Taça de Portugal o Benfica repetiu a presença na final, mas desta feita foi derrotado por um surpreendente Vitória de Setúbal. Nas competições europeias, após falhar o acesso à Liga dos Campeões, fomos eliminados pelo CSKA de Moscovo em Fevereiro, que viria a vencer a prova.
Chegados a Junho, e depois de semanas de festa por todo o país pelo romper do jejum de títulos, voltou-se ao trabalho e muitas foram as alterações.
Mister Trapattoni saiu para a Alemanha, e foi contratado para o seu lugar o jovem Ronald Koeman.
Foram vários os jogadores que saíram, frutos de dispensas, empréstimos, finais de contrato ou vendas: Yannick, Miguel, Alex, André Luis, Amoreirinha, Fyssas, Paulo Almeida, Everson, Sokota e Karadas. Ainda Argel e Zahovic rescindiram amigavelmente com o Benfica em Janeiro de 2005.
Incentivado pelo facto de o Benfica entrar directamente na Liga dos Campeões este ano, o Benfica tentou reforçar-se com jogadores de qualidade mas mais experientes: Nelson, Anderson, Léo, Beto, Karyaka, Karagounis e Miccoli foram os jogadores escolhidos.
O balanço que se faz até ao momento da época 2005/06, é positivo. Foi conquistada a Supertaça de Portugal em Agosto; à 16ª jornada estamos em 3º a 6 pontos do primeiro, numa sequência de 4 vitórias seguidas e de 5 jogos seguidos sem sofrer golos; conseguimos o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, num grupo onde estavam Villareal, Manchester United e Lille.
Para finalizar, podemos fazer o levantamento de alguns dos jogos mais marcantes do ano.
Por ordem cronológica:
- Benfica 3-3 Sporting, para a Taça de Portugal 04/05
- Porto 1-1 Benfica, para a Liga 04/05
- Benfica 4-3 Marítimo, para a Liga 04/05
- Benfica 1-0 Sporting, para a Liga 04/05
- Benfica 1-0 Lille, para a Liga dos Campeões 05/06
- Porto 0-2 Benfica, para a Liga 05/06
- Benfica 2-1 Man UTD, para a Liga dos Campeões 05/06
Este foi definitivamente um bom ano para o Benfica. Conscientes que perder ou ganhar é desporto, devemos alegrarmo-nos por mais títulos, e felicitar o adversário quando somos vencidos.
Contudo, creio que em Maio de 2006, vamos endereçar poucas felicitações…
1 comentário:
Sem duvida um ano mt especial..
Finalmente pode fazer a festa do Campeonato.
Momento golo do Luisão.
Melhor Jogador: Balneario
aos anos que não via uma coisa assim um balneario tao solido e amigo
Enviar um comentário