



Grande noite europeia na Luz.
A catedral voltou a encher, e voltou a transformar a equipa do Benfica num adversário temível, até para o Campeão Europeu em título.
Já se sabia que as eliminatórias frente ao Liverpool, seja qual for o oponente, são sempre jogos muito tácticos, de grande paciência e de aposta no erro.
E foi isso que aconteceu ontem. Muitos podem vir argumentar da falta de brilhantismo da partida, mas o jogo do Benfica foi praticamente irrepreensível.
O Benfica entrou em campo muito cauteloso, demonstrado na utilização simultânea de Beto, Petit e Manuel Fernandes.
Com o passar do tempo, o temor ao Liverpool foi desaparecendo, e quem deu o toque para a fase seguinte do encontro foi Robert. As suas arrancadas com a bola, e a boa qualidade do passe, permitiram que o Benfica terminasse os últimos 10 minutos da 1ªparte a acercar-se da área dos ingleses, e conquistasse cantos.
Na 2ª parte, a toada do Benfica manteve-se, e em 10 minutos ganhou vários cantos. Ao quarto de hora era altura de passar à fase seguinte do jogo. Tirar Beto que fez bem o seu trabalho de desgaste e destruição do meio campo do Liverpool, e a entrada de Karagounis, para haver uma maior rotação da bola a meio campo e para a conquista de livres à entrada da área.
(Para lembrar que a única maneira, nas competições europeias, de criar lances de golo contra o Liverpool é através de lances de bola parada, seja cantos ou livres.)
Tempo ainda para a troca de Robert por Nelson. Nelson entrou muito mal no jogo, e foi pena Robert não ter mais “pernas”, pois a sua qualidade estava a ser fundamental para não deixar o ataque do Liverpool funcionar do seu lado esquerdo.
Por fim, num livre ganho por Karagounis, e num lance de laboratório Petit cruza como deve ser, e Luisão impondo o seu físico conclui de cabeça e finaliza assim a estratégia do Benfica para este jogo com sucesso.
Grande vitória do Benfica, plena de empenho, esforço e muita classe dos nossos jogadores.
Não posso deixar de destacar jogadores como o Luisão, o Grande Petit e o fenomenal Léo.
A eliminatória continua muito difícil, mas o campeão europeu vai ter de dar tudo o que tem para eliminar o Benfica. E para Anfield esperemos ter já Geovanni e possivelmente Miccoli.
Esta vitória, já ninguém nos tira.
Sem comentários:
Enviar um comentário