01/04/2006

Belenenses vs Benfica

O jogo de hoje é para ganhar, assim como são todos no campeonato nacional para o Benfica.

Mas isto não é nada de novo. O que é novo é a minha vontade de ver um de dois clubes descer de divisão: Vitória de Guimarães ou Belenenses. Tanto se me faz que seja um ou o outro. Quero que desça um dos dois.

As razões, ao contrário do que possam pensar, não se prendem com qualquer sentimento de vingança de algo que tenham feito ao Benfica. É mais um sentimento de exasperação.

Estes dois clubes têm dos melhores orçamentos, das melhores condições e diga-se em abono da verdade, umas grandes “gargantas”. Para além disso, gozam sempre de grande simpatia da imprensa no início de cada época. Assumem-se sempre como grandes equipas, que lutam por objectivos europeus. Mas o problema é que têm sido mais as vezes que têm lutado para não descer do que pela Europa, nomeadamente nos últimos 5 anos.

Existe até a particularidade de o mesmo treinador ter tido a mesma missão nos dois clubes, em alturas diferentes claro: Augusto Inácio.

Concluindo, a minha ideia é a seguinte: Guimarães e Belenenses não andam nem desandam, apesar de terem meios para fazer muito melhor. Assim sendo, que saia um deles da Primeira Liga e dê lugar a outro. E depois, a própria descida poderá servir para uma requalificação dos objectivos do clube e da sua organização, e quando voltar poderá voltar mais forte. O efeito Fénix.

Tendo dito isto, uma vitória hoje manteria a moral elevada na preparação para o jogo de Camp Nou. Seria interessante que o Nuno Gomes marcasse um golito hoje.

3 comentários:

Pedro disse...

Q desça o Guimarães....se bem q o Belém tb merecia mas não deixa de ser uma equipa da capital e é menos uma viagem q temos q fazer, e mais uma q os outros têm q fazer.

José Leal disse...

Por acaso até nutro uma certa simpatia pelo Guimarães.

Mas para mim podia descer qualquer um deles, apesar de reconhecer que se calhar o Vitória "merece" mais.

Sorte grande era descerem ao mesmo tempo Guimarães, Belenenses e Académica.

Era o chamado abre-olhos.

Veja-se o Setúbal. Na época de subida ganha a Taça de Portugal.

Anónimo disse...

Gostei da parte dos orçamentos!o Benfica nos ultimos 15 anos ganhou quantos campeonatos? E não é por esses objectivos que luta? Esquecem-se que nestes mesmos últimos 15 anos foi o VITÓRIA quem mais vezes chegou à Europa e só teve na luta pela despromoção 2 anos! Comparam-nos com o Belenenses? Pois a diferença estará mesmo nos adeptos... Em belém a média é de 6000 espectadores e em Guimarães é de 13000... Só o dobro! E gostei também da parte das deslocações... Nós vamos a todo o lado e por vezes jogamos fora...mas como se fosse em casa. Ah e que se desloca é de Guimarães! Não se esqueçam dos 17000 (apenas!) benfiquistas que viram 3000 vimaranenses nos quartos da taça que foram à luz e dos 4000 nas meias em Setúbal.
Meus amigos, se desejam clubes como o VITÓRIA na 2a (que é o mais provável) e se não se querem deslocar muito, façam um campeonato a 3 que só se têm de deslocar ao Porto e a Alvalade. Mas podem ter a certeza: Guimarães é 1/10 de Lisboa e tem (supostamente) 1/100 de adeptos. Como se justifica termos a luz por vezes com 15000-25000 num clube campeão nacional, e 12000-20000 num clube que luta por descer de divisão?

"É com orgulho que eu visto branco / É com respeito que te vou ver / E bate forte no meu peito / E é por ti que eu canto allez"

Adeptos como nós não há!Seja em que divisão for...
VITÓRIA SEMPRE!