
Nesta altura, depois de uma sequência de resultados na I Liga que não se podem considerar positivos (4 jogos sem ganhar), de uma derrota em casa para a Liga dos Campeões e de algumas opções tácticas polémicas no jogo com o Lille em Paris, muitos são aqueles que, e apresentando as suas razões, contestam a continuidade do mister Koeman à frente do nosso Benfica.
No dia 12 de Setembro foi posta no “papel”, uma aposta entre mim e o boloposte do blog Bola na Rede B sobre a possibilidade de Koeman dar a volta ao texto e apresentar resultados positivos no fim da época. Eu achei que Koeman vai conseguir, o boloposte achou que ele não vai conseguir.
Esta foi a questão deixada no seu blog pelo boloposte e à qual, como parceiro de aposta, penso que devo dar a minha opinião : “o que raio é que vêem no técnico holandês, que virtudes tem ele, que benefícios passámos a ter desde que ele assinou pelo nosso clube, que mais-valia veio ele acrescentar, o que é que perdemos se ele se for embora.”.
A minha posição é a de que Koeman deve permanecer no comando da equipa até ao fim da época, pelo menos. Devo no entanto sublinhar que a minha posição não está consubstanciada numa hipotética capacidade extraordinária de Ronald Koeman como treinador. Desconhecia as capacidades de Koeman quando chegou ao Benfica, trazendo na bagagem alguns títulos mas também juventude, e desse modo prefiro esperar para chegar a uma conclusão sobre as suas capacidades.
Perante as questões que o boloposte deixou, vou tentar responder de uma maneira objectiva e justa, baseada na minha observação tanto dos jogos que vi na tv como no estádio. Não sinto nenhum tipo de admiração ou obsessão por Koeman, observo-o como alguém que está ali para fazer o seu trabalho.
o que raio é que vêem no técnico holandês
No técnico holandês não vejo nada de especial. É alguém jovem, que já foi campeão e veio para o Benfica com o objectivo de ser campeão. De resto pode existir a possibilidade, de acordo com a sua formação de técnico, da introdução de alguns conceitos interessantes para o futebol do Benfica e para o seu futuro. Principalmente nas questões de aproveitamento de jovens e de rotação de plantel. E implantação de um sistema de jogo funcional.
que virtudes tem ele
Claro que falar assim de virtude de alguém com quem convivemos à só 4 meses é altamente subjectivo. Por isso direi o que parece.
Por algumas das decisões que toma, parece ser algo confuso por vezes. Parece-me também alguém obstinado, realista e que procura disciplina no grupo de trabalho. Parece lento também a tomar decisões durante o jogo, nomeadamente as substituições. Parece-me também que ele aposta em todo o plantel. Todos os jogadores são válidos para jogar, no entender de Koeman.
É alguém que aparenta ser reservado, e talvez por isso seja fácil ao adeptos do Benfica não simpatizar com Koeman.
que benefícios passámos a ter desde que ele assinou pelo nosso clube
Um benefício foi claramente a melhoria da qualidade do jogo do Benfica, relativamente ao ano passado. Um jogo do Benfica hoje é mais interessante que os da época passada. Também a atitude da equipa é mais positiva, confiante e agressiva perante o adversário. Um sistema de jogo que consegue criar várias oportunidades durante um jogo.
que mais-valia veio ele acrescentar
Esta questão penso que está ligada à anterior.
o que é que perdemos se ele se for embora
Esta é para mim a parte mais importante quando se fala da dispensa de um treinador, seja o Koeman ou Trapattoni. Quando um treinador entra para o Benfica, deve ser dada a hipótese de pelo menos cumprir uma época inteira. Deve haver justiça e responsabilidade. Justiça na medida em que se deve dar oportunidade a alguém para mostrar todo o seu trabalho. Não se contrata um treinador para 17 jornadas mas sim para 34. Como tal devemos dar essas 34 jornadas para o treinador mostrar serviço e valor.
Responsabilidade, porque esta direcção apostou neste treinador, comprometeu-se com ele, logo tem de o deixar trabalhar até ao fim e assumir total responsabilidade dos resultados da época. Não tentar limpar a face em janeiro, para ver se niguém se lembra que foi a direcção que escolheu o treinador despedido.
Quanto ao que vamos perder com a saída de Koeman, vamos perder todo o trabalho de pré-época, todo trabalho feito até agora. Também o facto de despedir um treinador como Ronald Koeman após 5 meses de trabalho, garante imediatamente que não vais ter hipótese de contratar um melhor, pois quem garante ao novo treinador que o mesmo não lhe acontecerá em Junho? Na Europa de futebol tem de se saber que o Benfica contrata treinadores para ser campeão, mas ao mesmo tempo dá todas as condições e confiança para que o trabalho seja feito. É isto que deve ser transmitido. Qualquer treinador que venha para o Benfica deverá saber assim que tem estas condições asseguradas.Se não, arriscamo-nos a que o nosso mercado se limite a estrangeiros com mais de 50 anos que nunca ganharam coisa alguma, ou treinadores portugueses sem qualquer experiência de clube grande.
3 comentários:
Bem visto.
Pessolamente tenho uma melhor opinião a respeito de Koeman agora do que tinha ns primeiros jogos da época. Não é um treinador extraordinário, mas, dos três, "grandes parece-me indiscutivelmente o melhor. Acho que é inteligente e pragmático (virtudes), mas lento e pouco habilidoso nas reações durante o jogo.
Caro PVC Catarro,
Quero primeiro pedir-te desculpa por parecer que ignorei um post que foi motivado por mim.
Depois, quero agradecer-te por teres sido o único gajo que aceitou responder às questões por mim levantadas.
Finalmente, quero dizer-te que é um prazer discutir contigo aspectos do nosso clube.
Quanto ao conteúdo do post, não quero repetir-me, pois estou enjoadíssimo desta minha cruzada, e fico indisposto quando começo a enumerar os defeitos do técnico que nos calhou nesta época. Penso que conhecerás a minha opinião, que o teu artigo não conseguiu amolecer.
O que te posso dizer é que serei surpreendido se pontuarmos na Madeira, se vencermos o MU e se não houver lenços brancos no caso de o inevitável acontecer nesses dois jogos. E se a direcção não for sensível a tal cenário, será muito parecida com Koeman a assisitir ao massacre da sua equipa a partir do banco e nada fazer para mudar o rumo dos acontecimentos.
Quando alguém acha que os outros grandes ainda estão mais mal servidos de treinador, eu vejo nisso um sinal de alarme. Concordo que os outros estão realmente mal servidos de treinador, e se, com um plantel que não é mais forte que o nosso, conseguem deixar-nos a tantos pontos de distância, isso tem de ser preocupante.
Não vejo nenhum dos aspectos que referiste a favor da manutenção do senhor K. vantajoso em relação à sua dispensa, pelo que a nossa aposta continua sem nenhum vacilamento da minha parte, com grande pena minha. Juro que preferia que fosses tu a ganhá-la, mas a verdade é que cada vez vou tendo menos dúvidas de que quem se associa a Koeman sai chamuscado, sejas tu ou o Benfica.
Agora é Geovanni quem não vai à bola com o Mister. Aliás, estou convencido de que a miserável época que o Soneca está a fazer está muito relacionada com o treinador. E tu sabes da importância do baixinho no plantel.
Tenho a convicção de que a saída do treinador, por si só, já seria um reforço. Repara, portanto, que é uma convicção que não depende do valor do seu sucessor. É uma maçã podre, não tem como melhorar. Só as lagarta(o)s (e afins) gostam dela. Quantas mais maçãs vais deixar estragar até perceberes que está ali a raiz do problema?
Quero o melhor para o meu clube, e julgo que cumpro o meu papel se apontar o dedo ao que julgo ser o meu problema. Não me venham dizer que sou um foco de instabilidade, que não foi por falta de tranquilidade que o sr. K fez a linda porcaria que está a fazer.
Temos o melhor palntel dos últimos anos, pela primeira vez não sofremos da ansiedade do título que o jejum acarretava, temos uma concorrência do piorzinho que há, com Peseiros, Adriaanses, Paulos Bentos, Ricardos, Brunos Alves, Polgas, Davides, castigos a Liedsons, a Postigas, a Jorges Costas, a McCarthys, etc., etc., e qualquer Manuel Machado sem estrelas, qualquer Jesualdo com meia equipa lesionada, qualquer Norton de Matos com salários em atraso consegue fazer melhor.
Se não é do treinador, só pode ser de Koeman ou do anafado louro.
Caro boloposte,
Antes de mais recebe as minhas saudações benfiquistas, e as boas vindas ao blog.
Claramente as nossas opiniões divergem neste aspecto, e os argumentos que usamos também divergem na sua natureza. Por mim na boa, não há qualquer problema. Acho que a discussão nestes termos, provoque instabilidade ou não, é sempre salutar. Tu achas que ele deve sair já, independentemente do que entre. Uma perspectiva de injecção de esperança, que possa reanimar o corpo para a luta do título, corpo esse que já achas muribundo.
A minha perspectiva é de longo prazo, para que o estado muribundo não se torne definitivo, com ressureissões momentâneas assistidas por máquinas (máquinas de nome Jardel) que tornam as recaídas ainda mais dolorosas.
Podíamos mudar de treinador já, até podia resultar mas e se não resultasse? Para mim, com Koeman arriscamos a época desportiva 2005/06, e não mais que isto. Ao fazermos como defendes, em nome da época desportiva 2005/06, arriscávamos o futuro, pois o despedimento de um treinador com a "tarimba" de Koeman ao fim de 5 meses implicaria a limitação do teu mercado ao que é nacional (logo limitações na qualidade das escolhas para treinador).( o último treinador português do benfica, Jesualdo Ferreira, coloco-nos num 4ºlugar e deixou-nos fora da UEFA)
Temos modos diferentes de perceber a realidade desportiva e viver o Benfica. Penso que nenhum dos modos é melhor que o outro.
Acho que o que fica, é que ambos estamos dispostos a tomar posições sobre aquilo que achamos melhor para o Benfica. E isso sinceramente é importante.
Penso é que não será necessário estar aqui a colocar comparações com outros clubes e jogadores. Estamos a falar do Benfica.
Aliás por comparações, seria interessante que o Benfica fosse novamente campeão este ano. É que já o ano passado a equipa com o plantel mais curto, com menos soluções, foi campeã e finalista da Taça.
Enviar um comentário