21/07/2006

1º análise de pré-época

Já passou o estágio na Suiça, conclui-se hoje a primeira semana de treinos em Portugal e no novo Centro de Estágios do Benfica.

No fundo, 3 semanas de trabalho e a apresentação ao sócios amanhã, justificam uma primeira análise superficial do quue tem ocorrido aré agora.

Desde logo o novo sistema que o Mister Santos está a tentar implementar, o famoso 442 losango. A formação tipo apresentada na Suiça assentou em Nélson, Alcides, Anderson e Ricardo Rocha; Diego, Katsouranis à direita, Karagounis à esquerda e Rui Costa a organizar aquilo tudo, com Marcel na frente e alternância entre Manduca e Miccoli.

Houve jogadores que mostraram bons apontamentos, outros que cumpriram mas não surpreenderam e ainda outros que podem ter ficado um pouco aquém das espectativas.

Rui Costa, Katsouranis e Diego mostraram bons apontamentos, e confirmaram que têm qualidade para integrar o plantel principal, e a equipa titular no caso dos dois primeiros. Se de Rui Costa já se sabia o que esperar, e realmente a qualidade do novo 10 do Benfica vai ser uma referência para a liga 2006/07, já Katsouranis surpreendeu-me pela positiva, pela capacidade física, pelo posicionamento e principalmente por ser daqueles jogadores que aparentemente já sabem o que fazer à bola antes de esta lhe chegar. Diego, apesar de vários erros no posicionamento defensivo e nas compensações no jogo com o Sion, deixou boas indicações para um jovem de 21 anos. Uma boa condição e capacidade física, critério no passe bom remate, bom posicionamento nas acções ofensivas da equipa, criando várias linhas de passe para os companheiros. Um jogador que me agradou bastante, essencialmente porque aparenta ter todos os fundamentos para ser um bom jogador de futebol.

Alcides e Karagounis mostraram estar em boa forma para a fase da época, assim como Mantorras mostrou vontade de apresentar serviço. De saudar ainda o regresso de Moreira.

Aqueles que cumpriram foram José Fonte, Anderson e Ricardo Rocha, Marco Ferreira, Manu, Paulo Jorge, João Coimbra, Marcel.

Penso que mesmo com a saída de Manuel Fernandes, este será o meio campo mais forte do Benfica nos últimos anos. Se juntarmos a isto uma defesa forte, uma grande concorrência entre bons guarda redes, só falta aumentar o índice de concretização.

Sem comentários: