25/02/2005

Agora, em direção ao título

Depois da derrota na Russia, tinha pedido a Trapattoni que resolve-se a situação.
A verdade é que o treinador do Benfica, não engendrou nenhum esquema que resolve-se a situação, e portanto não passámos.
Para mim, a angústia e desilusão dos adeptos estão relacionados com duas situações.
A primeira, é a ilusão que todos criámos repentinamente, que temos de ter um sucesso internacional igual ao do FC Porto, só porque nos chamamos Benfica. Esquecemos de modo igualmente rápido, que não vamos a uma final europeia à 15 anos, não vencemos o campeonato à 11, e só agora voltamos a ter jogadores vindos dos escalões de formação.
Esta é a situação que mais contribuí para o sentimento de desilusão.
A segunda situação, é que nunca estivemos tão perto de ganhar o campeonato nos últimos 11 anos. E isto angustia os adeptos, porque efectivamente, pela primeira vez em muito tempo, não chegamos a esta fase da liga já derrotados, mas com a pressão de quem luta taco a taco pelo título. E mais, nos últimos jogos do campeonato a equipa vence, e normalmente domina pelo menos uma das partes do jogo, seja em casa ou fora.
Portanto, o Benfica não tem estofo europeu. E porquê? Porque o perdeu nesta última década.
Então que fazer para inverter este cenário? Temos de ganhar cada vez mais internamente, para estes jogadores perceberem o que é ser campeão.
E isso começa já por esta 2ªfeira nas Antas, e depois nos quartos de final da taça de Portugal.
Nas Antas vai ser difícil, como sempre, mas se conseguirmos vencer, só esta vitória terá valido a pena a contratação de Trapattoni.
Mas para vencer, será necessária uma verdadeira demonstração de orgulho e garra dos nossos jogadores.
Mas para dizer a verdade, acho que vai ser uma roubalheira das antigas.

Sem comentários: